Abordagem das questões de Gênero nas aulas de Educação Física escolar: uma análise da percepção dos estudantes do IFSP
Nome do Projeto: Abordagem das questões de Gênero nas aulas de Educação Física escolar: uma análise da percepção dos estudantes do IFSP
Orientador: Greice Kelly de Oliveira
Bolsista: Nicolly Galdino de Almeida (4º Ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio)
Resumo:Em consonância com os estudos contemporâneos da área da Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é possível observar a atenção e abordagem das problemáticas relativas à Gênero e sexualidade tanto na política institucional, com a criação do NUGS Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade, quanto nas orientações do Currículo de Referência (CR) do IFSP. Considerando a importância de estudos para compreensão do alcance das propostas educacionais nas práticas pedagógicas cotidianas, essa pesquisa, tem como objetivo principal investigar a percepção discente acerca da abordagem educacional de temáticas de Gênero, nas aulas de Educação Física do campus X do IFSP (preservação da identificação conforme orientação do Edital do PIBIFSP), no que se refere às categorias: a) existência e necessidade da abordagem da temática; b) conhecimentos essenciais e conteúdos identificados; c) práticas e metodologias percebidas como potencializadoras ou limitadoras do processo educacional. Com pressupostos metodológicos e delineamento qualitativos, essa pesquisa realizará coleta dos dados através de questionários. A amostra será composta por 40 estudantes dos dois últimos anos dos cursos integrados do IFSP. As respostas serão analisadas por meio da Análise de Conteúdo e a discussão dos resultados será realizada com base no referencial teórico
Redes Sociais