Página inicial > Últimas Notícias > Probabilidade em Ação: Modelagem Estatística para Previsões e Tomada de Decisões

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 22h20
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 22h07

Nome do Projeto: Probabilidade em Ação: Modelagem Estatística para Previsões e Tomada de Decisões

Orientador: Daniel Martins Gusmai

Bolsista: Eduardo Diniz da Silva (3º Ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio)

Resumo: Este projeto de pesquisa visa explorar a aplicação de matemática na previsão de tendências sociais e seu impacto na tomada de decisões cotidianas. Através da análise de dados históricos, disponibilizados por órgãos oficiais, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Abordar-seá técnicas matemáticas de estatística e probabilidade como a análise da regressão e a análise das sucessões cronológicas, buscando compreender como a matemática pode prever mudanças sociais, direcionar a tomada de decisões de forma consciente e otimizada, em diversas áreas como educação, carreira e planejamento social. Oferecendo subsídios para a criação e gerenciamento de protocolos em situações adversas, além de utilizar a estatística indutiva para realizar inferências, a partir de um banco de dados. Integrando de forma criativa e dinâmica a probabilidade e a estatística, a fim de evidenciar sua aplicabilidade e romper com a visão do ensino puramente técnico. Dado que a inferência de previsões é crucial na formação de sujeitos críticos, autônomos e independentes, tal pesquisa tem como propósito deslindar como a matemática pode nos ajudar a prever mudanças sociais e otimizar a tomada de decisões cotidianas, explorar a efetividade dessas previsões e democratizar este conhecimento.