Página inicial > Últimas Notícias > Sommelier de Vinhos IFSP

Nome do Projeto: Sommelier de Vinhos IFSP

Orientador: Maria Júlia Alves Bedoya

Bolsista:

Resumo: O objetivo principal do projeto Sommelier de Vinhos do IFSP é proporcionar acesso gratuito e de alta qualidade ao mundo dos vinhos para todos os cidadãos maiores de 18 anos interessados em ingressar nessa área. Uma de suas metas é tornar as informações relacionadas a esse campo mais acessíveis, abrindo oportunidades para que um número crescente de pessoas considere a possibilidade de se profissionalizar. Os cursos tradicionais de formação de sommelier de vinhos são geralmente muito caros e praticamente inacessíveis para a maioria das pessoas. Oferecer uma alternativa de formação gratuita, sem comprometer a qualidade esperada para um treinamento nesse segmento, é uma necessidade crucial e, muitas vezes, a única oportunidade viável para grande parte do público-alvo. O projeto está em andamento desde meados de 2023, oferecendo cursos de extensão de Sommelier de Vinhos para os participantes. Mesmo sem financiamento próprio, a iniciativa alcançou seus objetivos graças às doações de garrafas de vinho por parte de bares, restaurantes, vinícolas e adegas, que possibilitaram a realização das aulas práticas de degustação com a qualidade esperada. A aquisição dos vinhos para as aulas é a parte mais dispendiosa do projeto. Conseguir apoio institucional por meio deste edital de suporte a ações de extensão permitirá que o projeto expanda seus objetivos e alcance um público ainda maior a cada edição, além de viabilizar a oferta de outras atividades além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Isso inclui palestras temáticas sobre vinhos, aulas magistrais ministradas por profissionais renomados e oficinas voltadas para atender às necessidades imediatas da comunidade que busca nossa ajuda. Desde sua primeira oferta, os cursos FIC de Sommelier de Vinhos têm suscitado uma lista de espera com candidatos ávidos por participar do projeto. No entanto, devido à necessidade de garantir a qualidade do curso, o número de participantes selecionados é limitado, geralmente entre 20 e 25 alunos, o que resulta em um processo seletivo rigoroso diante das cerca de 300 inscrições recebidas. A obtenção de apoio financeiro da instituição nos permitirá realizar os cursos, oficinas, palestras, entre outras atividades, com maior frequência ao longo do ano, possibilitando assim atender um número maior de participantes. Além disso, o desenvolvimento da ação tem propiciado diversas parcerias entre os campi do IFSP. Sempre buscamos a oportunidade de realizar as ações em conjunto com outros campi interessados em nos apoiar, enriquecendo assim a experiência dos participantes. Empresas do ramo dos vinhos têm colaborado com o projeto, permitindo que os extensionistas desfrutem de atividades únicas neste universo. Parcerias com universidades e institutos federais, principalmente do sul do país, têm sido estabelecidas por meio das ações do projeto, envolvendo produções acadêmicas, aulas temáticas e visitas dos alunos extensionistas aos seus espaços, o que tem ocorrido com frequência e em constante crescimento. Instituições relevantes no campo agrário, como a EMBRAPA, também têm oferecido apoio ao projeto para garantir seu desenvolvimento contínuo. O projeto tem se empenhado em trilhar seu caminho no mundo dos vinhos, realizando as ações necessárias e viáveis para perpetuar sua ideia no IFSP e alcançar áreas mais amplas, beneficiando um maior número de cidadãos. Contudo, a obtenção de apoio financeiro por parte da instituição onde está inserido continua sendo um objetivo crucial que fará toda a diferença para o futuro do projeto.