Página inicial > Últimas Notícias > Pedagogia Antirracista no Chao da Escola

Nome do Projeto:  Pedagogia Antirracista no Chão da Escola

Orientador: Leonardo Alves da Cunha Carvalho

Bolsista:

Resumo: Desenvolvido ininterruptamente desde 2018, quando foi aprovado no edital do programa Neabi em Ação/PRX - IFSP, o projeto tem como objetivo conceber, planejar e oferecer oficinas educativas sobre relações étnico-raciais em escolas de ensino fundamental da rede municipal da zona leste paulistana. Ancorado nas leis 10.639/03 e 11.645/08, baseia-se na seguinte metodologia: a partir de temas afrobrasileiras e indígenas de interesse dos estudantes do campus, são orientadas pesquisas bibliográficas e estruturam-se propostas pedagógicas de intervenção nas escolas. Antes são realizadas 1) conversas com as professoras que lidam com as turmas onde ocorrerão as oficinas; 2) observações das salas, com o intuito de conhecer melhor o grupo discente; 3) elaboração de materiais didáticos e dos planos de ação adequados para a implementação da proposta. Após as oficinas, procuramos avaliar a efetividade das ações tanto com os alunos quanto com os professores envolvidos.