Página inicial > Últimas Notícias > Meninas na Ciência: experimentos e produções audiovisuais

Meninas na Ciência: experimentos e produções audiovisuais

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 21h59
  • Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 21h59

Nome do Projeto:  Meninas na Ciência: experimentos e produções audiovisuais

Orientador:  Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

Bolsista:

Resumo:  O projeto Meninas na Ciência, conduzido por estudantes e servidores do IFSP - campus São Miguel Paulista, tem como principal objetivo despertar o interesse das jovens estudantes nas áreas de STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Iniciado em 2020, o projeto visa manter suas atividades, tanto no campus quanto em escolas parceiras da região de São Miguel, promovendo encontros regulares entre estudantes do ensino médio integrado e estudantes dos últimos anos do ensino fundamental. Essa abordagem busca sensibilizar a comunidade sobre o lugar da mulher na sociedade, combatendo estereótipos de gênero e promovendo a igualdade de gênero no âmbito das ciências. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao Objetivo 5 - igualdade de gênero -, o projeto propõe ampliar a divulgação do conhecimento científico, realizando publicações semanais nas redes sociais, oferecendo oficinas experimentais e a produção de conteúdos audiovisuais, utilizando plataformas como o YouTube, para promover a divulgação científica e influenciar mudanças sociais. Ao reconhecer a histórica sub-representação das mulheres em áreas STEM, o projeto busca capacitar e inspirar jovens estudantes do sexo feminino a se envolverem ativamente com a ciência, enquanto divulga o campus São Miguel do IFSP como uma opção para prosseguir os estudos. A realização de atividades experimentais desempenha um papel importante para despertar o interesse das estudantes pela ciência, bem como o uso de plataformas digitais, podem contribuir com um futuro mais equitativo e diversificado no campo das ciências, especialmente na zona leste de São Paulo.