Matemágicas

• Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 21h58

Nome do Projeto:   Matemágicas

Orientador:   Daniel Martins Gusmai

Resumo: O projeto Matemágicas surge para romper com os paradigmas que cercam o ensino da Matemática, apresentando o seu caráter lúdico, fascinante e instigador. Espera-se despertar o interesse dos estudantes por esta ciência, apresentar aos docentes formas alternativas e significativas para abordagem de conceitos aritméticos, geométricos e algébricos. Matemágicas consiste em um projeto de oficinas e apresentações itinerantes de mágicas matemáticas em escolas públicas de ensino fundamental II. Entre as etapas de execução estão a treinamento dos matemágicos, discentes do IFSP, a criação das mágicas e adequação do Grimório, elaboração dos materiais, estandes e figurino para as apresentações e oficinas, nas quais será apresentado como funcionam algumas matemágicas, bem com técnicas investigativas de reconhecimento de padrões, e como criar a sua própria matemágica. Desta forma, apresentar-se-ão as múltiplas faces da Matemática, para que tanto estudantes como docentes pratiquem e aprimorem o raciocínio lógico matemático de forma surpreendentemente mágica.