Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Tecnologias Sociais

• Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 21h58

Nome do Projeto: Laboratório de Tecnologias Sociais

Orientador: Marcelo Eduardo Pereira Sgrilli

Resumo: As atividades do Laboratório de Tecnologias Sociais tiveram início ainda em 2021, visando aprofundar as práticas e discussões sobre a cultura maker e, sobretudo, explorar o potencial educativo do conceito de Tecnologia Social e de seus desdobramentos, como a ideia de adequação sociotécnica, sustentabilidade e responsabilidade social. Agora em 2024, no âmbito da extensão, o Laboratório pretende continuar estimulando a participação do público externo nos processos de produção de tecnologias. Para isto, as ações do projeto se desenvolverão a partir de três eixos principais: oferta de formações para o público externo no espaço do Laboratório de Tecnologias Sociais; realização de produções tecnológicas conjuntamente com estudantes de escolas públicas da região de São Miguel Paulista; e o fortalecimento de uma rede de troca de conhecimentos com os Fab Labs localizados na cidade de São Paulo, principalmente aqueles instalados na Zona Leste. Além disso, o fortalecimento de um intercâmbio com os espaços makers de outros campi do Instituto Federal, com o intuito de propiciar o desenvolvimento de ações e projetos multicampi.