Jogos coletivos de mesa: educaçao, ̃ diversao, diversidade, criatividade
Nome do Projeto: Jogos coletivos de mesa: educaçao, ̃ diversao, diversidade, criatividade
Orientador: Leonardo Alves da Cunha Carvalho
Resumo: Reconhecendo a ludicidade como elemento da vida coletiva largamente desprezado pela instituição escolar enquanto possível parte do currículo e de metodologias pedagógicas, o projeto busca atuar em três vertentes: 1) estruturar um espaço físico no campus em que possam ocorrer encontros periódicos para a prática de variados jogos de tabuleiro, de mesa ou RPG e fazer com que escolas de ensino fundamental da região possam usufruir de tal espaço periodicamente, por meio de atividades lúdico-educativas previamente planejadas; 2) Pesquisar jogos diversos e suas origens históricas, geográficas e culturais, buscando apresentá-las sob a forma de materiais didáticos e encontros educativos. A ênfase aqui será na diversidade cultural representada pelos jogos (jogo-da-onça, mancala, fanorona, xadrez, entre outros) ou seu potencial curricular (a geopolítica eurocêntrica no jogo “War” ou as representações do medievo no RPG “Dungeons & Dragons” por exemplo) ; 3) Ida a ambientes como escolas públicas de ensino fundamental e espaços de convivência de idosos (como os NCIs da prefeitura de São Paulo) para engendrar momentos de ludicidade com nosso arsenal de jogos de mesa
Redes Sociais