Página inicial > Últimas Notícias > Florescendo Agroecologia na Zona Leste de São Paulo

Florescendo Agroecologia na Zona Leste de São Paulo

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 21h57
  • Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 21h57

Nome do Projeto: Florescendo Agroecologia na Zona Leste de São Paulo

Orientador:  Kelma Cristina de Freitas e Leonardo Alves da Cunha Carvalho

Bolsista:

Resumo: O projeto tem como objetivo dar continuidade às iniciativas voltadas para a agroecologia e agricultura urbana realizadas no campus desde 2019, por meio de projetos de ensino e pesquisa. Nossa principal meta é transformar o ambiente escolar para possibilitar o cultivo agrícola, utilizando técnicas que preservem o solo e promovam a biodiversidade, princípios fundamentais da agroecologia. Para alcançar esse objetivo, a equipe do projeto realizou estudos sobre diversas iniciativas de agricultura urbana em diferentes países, destacando o envolvimento com o coletivo das Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) de União de Vila Nova, uma comunidade reurbanizada pela CDHU em São Miguel Paulista. Uma das linhas de ação do projeto é oferecer suporte a esse coletivo, que recentemente obteve um novo terreno para expandir suas atividades. Além disso, planejamos continuar promovendo oficinas teórico-práticas de conscientização agroecológica, alimentar e nutricional na EMEF Dr. José Pedro Leite Cordeiro, localizada no bairro de Cidade Kemel. Desde 2022, a coordenação pedagógica da escola demonstrou interesse em utilizar o terreno para atividades educativas relacionadas à agroecologia. Por último, pretendemos fortalecer nossa parceria com a Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA) do Vale do Ribeira, com quem trocamos experiências durante um intercâmbio no município de Barra do Turvo (SP). A partir dessa experiência, estabelecemos no IFSP um grupo de consumo de alimentos produzidos por elas.