Estudante do câmpus São Miguel Paulista é medalhista da Olimpíada Brasileira de Linguística
O estudante Pedro Henrique Gomes Mendonça, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet, conquistou a medalha Papiro na Olimpíada Brasileira de Linguística na edição de 2020 na categoria Ensino Médio. As provas das três fases do torneio foram aplicadas virtualmente entre os meses de setembro e novembro.
A Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística, e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
Suas quatro etapas (online, em papel, Escola de Linguística e participação na olimpíada internacional) permitem diferentes graus de envolvimento dos estudantes. Com a experiência das edições anteriores, a olimpíada firmou-se como um fascinante instrumento de imersão multicultural, trazendo à luz diversos temas do mundo das línguas, da linguagem, dos códigos e da cognição humana.
A edição de 2020 foi intitulada Kubata, termo da língua kimbundu, que pertence a um grupo etnolinguístico da Angola, que significa “em casa”.
Para participar os estudantes não precisam conhecer teorias linguísticas, nem falar várias línguas pra resolver os problemas. O raciocínio e a intuição como falante de português e o seu conhecimento de mundo são suficientes.
Aguardem as inscrições para a edição 2021 da Olimpíada de Linguística. Acesse o site em: https://obling.org/.
Segundo Pedro, a participação na Olimpíada de Linguística (OBL) é uma boa oportunidade para treinar e instigar o cérebro!
|
Redes Sociais