Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Campus visitam Theatro Municipal
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus visitam Theatro Municipal

  • Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2024, 18h22
  • Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2024, 18h55

No último dia 26, estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados de Informática para Internet e Produção de Áudio e Vídeo realizaram uma visita técnica ao Theatro Municipal,  no centro de São Paulo. A visita, motivada por conteúdos estudados na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, foi guiada por educadores do Theatro, durou cerca de uma hora e contou com uma ampla apresentação do espaço e discussão acerca da sua história, sobretudo sobre a realização da Semana de Arte Moderna em 1922.

Descrição da imagem 1: estudantes dos cursos técnicos de Informática para Internet e Produção de Áudio e Vídeo na escadaria principal do hall do Theatro Municipal.

Descrição da imagem 2: faixada do local com a escrita “THEATRO MVNICIPAL” no topo e um banner vermelho anunciando a apresentação do Balé da Cidade de São Paulo com os dias e horários de apresentação.

 

Por meio da visita e com o auxílio dos educadores do local, os estudantes puderam articular as discussões realizadas em sala de aula. A apresentação das instalações possibilitou entender de forma mais palpável o modernismo brasileiro, que tem sido assunto das aulas de literatura, e a Semana de Arte Moderna, que ocorrera ali em 1922. Conhecendo as instalações como o ‘Hall do Theatro’, o ‘Salão Nobre’ e a majestosa ‘Plateia do Theatro’, o grupo pode dimensionar a grandeza do teatro e sua importância para a história da cidade de São Paulo.

Descrição da imagem 3: escadaria principal do hall do Theatro feita em mármore, com esculturas originais no mármore, além de um tapete vermelho destacando os degraus.

Descrição da imagem 4: visão do salão nobre pela entrada da direita. Ao fundo uma das portas que dá saída para uma das varandas e é possível ver parcialmente, uma das três gravuras no teto do salão.

Descrição da imagem 5: foto dos balcões da plateia do Theatro, com assentos de madeira e estofado vermelho, o órgão na lateral direita e o início do palco. É perceptível também detalhes no teto e na moldura do palco.

 

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1911, tendo como arquitetos Ramos de Azevedo e os italianos Domizziano e Claudio Rossi, e se consagrou pela sua imponência e como sendo o primeiro prédio da cidade a ser abastecido inteiramente por energia elétrica - o que chocou os restritos convidados e os mais de 20 mil expectadores que acompanhavam a inauguração. A tradicional casa de ópera é repleta de elementos clássicos inspirados no teatro de Ópera de Paris e serviu à aristocracia cafeeira para descaracterizar a cidade como um vilarejo e representar um avanço econômico local.

Descrição da imagem 6: detalhes mais específicos do salão nobre, ressaltando sua estética clássica com elementos renascentistas, uma marca da estrutura do local.

Descrição da imagem 7: gravura de Oscar Pereira da Silva, que retrata a origem do Teatro Grego. A moldura da pintura com detalhes dourados, representa os ramos de café (riqueza do Estado a época) amarrados.

 

Durante a visita, discutiu-se a importância da Semana de Arte Moderna (SAM) de 1922, movimento que, de acordo com Elza Ajzenberg, filósofa e professora da Universidade de São Paulo (USP), tinha como objetivo “renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país”. Durante a visita, os estudantes discutiram e refletiram acerca da relação entre o ideal da SAM e do local de realização dela, um contraste poético e proposital, a altura do movimento modernista brasileiro.

 

Descrição da imagem 8: detalhe dos vitrais do salão nobre que ressaltam também a representação grega do surgimento da música, do teatro e da dança, presente em todo o salão nobre.

Descrição da imagem 9: tímpano com a Efígie de Bach no balcão central do salão nobre do Theatro.

 

A visita foi muito bem avaliada por todos. Para a maioria dos jovens, foi o primeiro contato com esse importante equipamento cultural. Os estudantes aproveitaram a experiência e puderam conhecer um pouco mais do funcionamento, da estrutura, da história e da importância do Theatro Municipal.

 

O Theatro Municipal, com mais de 112 anos de história, se localiza Praça Ramos de Azevedo, entre a Sé e a República, próximo à estação do Anhangabaú. A bilheteria funciona de segunda a sexta (das 10h às 19h) e aos sábados, domingos e feriados (das 10h às 17h). O Theatro conta com uma vasta programação de eventos durante o ano, uma ótima e proveitosa opção para um passeio cultural na cidade de São Paulo.

 

Texto escrito por Guilherme Antonio Martins, estudante de Informática para Internet 4.

Fotografias capturadas por Tawany Matos da Silva, estudante de Informática para Internet 4.

 

Fim do conteúdo da página