Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CONICT 2023: 20 Alunos do IFSP-SMP apresentam trabalhos
Início do conteúdo da página

CONICT 2023: 20 Alunos do IFSP-SMP apresentam trabalhos

  • Publicado: Sábado, 25 de Novembro de 2023, 18h11
  • Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 22h07

 

 Alunos dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado em Informatica para Internet e em Produção de Audio e Vídeo

Vinte estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Avançado de São Miguel Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-SMP) apresentaram trabalhos no 14º Congresso de Inovação Ciência e Tecnologia do IFSP (14º CONICT).

O Evento aconteceu entre os dias 22 e 24 da semana passada no campus Capivari, localizado na cidade com o mesmo nome. De acordo com a organização do Congresso, foram realizadas 757 submissões de trabalhos de alunos do ensino médio e  superior. 

Uma parte dos estudantes viajou no dia 22 de novembro para a realizar a apresentação dos diversos trabalhos, outra participou na modalidade online. Os temas, em geral, estavam relacionados com projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos discentes e docentes no IFSP-SMP. O título do trabalho, os alunos envolvidos  e os respectivos orientadores podem ser conferidos na planilha abaixo:

 

Alunos

Título do Trabalho

Orientador

Elisa Araujo Cristo

Laboratório de Tecnologias Sociais: O Aprendizado e a Aplicação Efetiva da Tecnologia Social no Ambiente Escolar

Marcelo Eduardo Pereira Sgrilli

Ana Laura Souza da Silva

Medindo o Período Orbital das Luas Galileanas com um Smartphone Acoplado a um Telescópio: Potencialidades Da Astrofotografia no Ensino de Física e Astronomia

André Noronha

Deryk Maia

Construindo Estimativas de Energia e Massa do Neutrino do Elétron em Decaimentos W-Ev Utilizando o CERN Open Data

André Noronha

Felipe Marciel Bonfim De Araújo

Matemática Olímpica, da Escola Para a Universidade: A Importância do Ensino de Conteúdos Olímpicos no Ensino Médio

Daniel Martins Gusmai

Isabelle Ferreira Dos Santos

Oficinas Para o Desenvolvimento Crítico Do Jovem Periférico

Renata Carolina e Silva Rocha Pinto

Kaliane Cardozo Da Silva

Monitoria de Redação: Uma Tentativa de Democratizar e Ensino de Escrita

Renata Carolina e Silva Rocha Pinto

Júlia Marinho De Lima, Kauan Silva Dos Santos

Um Salve Dciência: Democratizando Ciência e Tecnologia em São Miguel Paulista

Altair Aparecido de Oliveira Filho

Maria Isabella Silva Matos Batista

Maternidade Compulsória e Identidade Social Feminina

Leonardo Alves da Cunha Carvalho

Fabiana Dos Santos Sales

Pedagogia Antirracista no Chão Da Escola: Análise da Literatura de Mulheres Negras Brasileiras

Leonardo Alves da Cunha Carvalho

Giovanna Dos Santos

Divulgando Ciência: Experimentos e Jogos Didáticos de Ciências da Natureza

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

Vinicius Gouveia De Sousa

Um Olhar Sustentável nas Periferias: Como a Gamificação Pode Ajudar a Promover Ações de Eficiência Energética

Altair Aparecido de Oliveira Filho

Yasmin Figueredo Cordeiro

Mapeando as Iniciativas de Transição Energética Na Periferia de São Paulo/Sp: Estudo de Caso da Região de São Miguel Paulista

Altair Aparecido de Oliveira Filho

Maria Eduarda Dos Santos

A Influência das Animações Sobre o que é e Quem Faz Ciência

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

Hosana Rosa Moratte, Melissa Mangueira Ribeiro, Yasmin Figueredo Cordeiro, Sumaya Guimarães Soubh

Caminhos Para a Igualdade de Gênero na Ciência por meio de Minicursos de Caráter Científico e Social

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa, Mayara Midori Omai, Michele Leão de Lima Ávila, Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi

Melissa Mangueira Ribeiro, Sofia Amorim Novais,  Tawany Matos da Silva, Hosana Rosa Moratte

Além das Lentes: Meninas no Audiovisual para Divulgação Científica

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa, Mayara Midori Omai, Michele Leão de Lima Ávila, Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi

Hevilin Ribeiro Cerqueira

Monitoria de Matemática: Acessando Temores e Rompendo Paradigmas

Daniel Martins Gusmai

Larissa Cunha Calheiros

Ecos da Política: Uma Análise Exploratória das Redes Sociais e Da Cultura Democrática Dos Jovens de São Miguel Paulista

Altair Aparecido de Oliveira Filho

Giovanna Alves Nobre Martins, Julia Isabelly Silva, Giovanna dos Santo

Empoderando Meninas na Ciência Através da Gamificação

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa,  Mayara Midori Omai, Michele Leão de Lima Ávila, Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi

 Kauan Dias Santos

Benefícios da monitoria no ensino técnico integrado ao ensino médio

 Mayara Omai

Daysi Loana Marca Choquemisa

Desenvolvimento de Estratégias e materiais sobre Agroecologia e Segurança Alimentar na Educação Básica

Leonardo Alves da Cunha

 

 

Alunos e professor Altair.

 

Alunas e professoras Mayara e Suzy

Alunas Giovana Nobre, do 4º ano, e Julia Isabelly, do 3º. As duas do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

Alunas Giovana Nobre, do 4º ano, e Julia Isabelly, do 3º. As duas do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

 

Aluna Giovana Santos, do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

Aluna Hevilin Cerqueira, do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

Aluna Kaliane Cardozo, do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

 

Aluna Hosana Moratte, do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

Alunos Kauan Silva, do 4º ano, e Julia Marinho, do terceiro ano, ambos do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

 

Aluna Isabelle Ferreira do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

 

Aluna Fabiana Sales do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo.

 

Aluna Maria Isabela do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo.

 

 

Aluno Kauan Dias  do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Informática para Internet.

Fim do conteúdo da página