Página inicial > Últimas Notícias > Docente do campus SMP participa de evento no Ministério de Educação

Docente do campus SMP participa de evento no Ministério de Educação

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 13h55
  • Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 14h20
imagem sem descrição.

Em ação conjunta, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) realizaram, entre 25 e 27 de outubro em Brasília, o seminário “Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura”, que reuniu representantes das pastas e de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) – Institutos Federais e universidades federais, estaduais e municipais, além de entidades sociais. O evento organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Ministério da Cultura, contou com nove painéis com temáticas relacionadas à formação profissional e à cultura.

O evento buscou dar início ao diálogo entre as redes federais de ensino para um programa nacional de formação para o mundo do trabalho em cultura e do programa de requalificação dos equipamentos da rede dos Institutos Federais (IFs) de cinema, a serem apresentados na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em 2024. O seminário, segundo a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Patrícia Barcelos, “Marca uma integração entre o MinC, o MEC e a Rede Federal nas pautas da educação profissional e tecnológica, seja na rede Federal como produtora de cultura, seja como formadora dos trabalhadores e trabalhadoras em cultura”.

Para o Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Minc, Henilton Menezes, o seminário é um marco muito importante no processo de reconstrução da cultura brasileira: “Essa aproximação com as redes de educação profissional não é só oportuna, mas também imprescindível, por conta da retomada que o Ministério da Cultura está fazendo em todo o País. Nós temos uma expectativa muito grande de oferecimento de recursos para estados e municípios, em toda profissão cultural. Isso vai exigir do MinC promover a possibilidade dessas pessoas usarem esses recursos de forma adequada”, ressaltou.

O diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura (Dtrac) da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Deryk Santana, destaca a importância do evento: “A intenção é fazer o elo entre o mundo do trabalho e as instituições de formação. Por isso, convocamos os institutos federais, as universidades e os sindicatos. A maior parte do nosso pessoal não foi formado na academia, mas nas lidas da cultura. Uma das razões da criação dessa diretoria é ampliarmos a formação e a qualificação do nosso setor, a fim de garantir maior renda e melhores condições de trabalho e expandir esse universo, fazendo com que as pessoas se entendam enquanto trabalhadores e trabalhadoras da cultura”.

Presença do campus SMP

O Instituto Federal de São Paulo esteve presente em todo o evento com a participação da professora Mayara Fior Oliveira, docente da área técnica de produção de áudio e vídeo do campus São Miguel Paulista e acompanhado pela Pró-Reitoria de Extensão na figura de Priscilla Najara.

A professora Mayara Fior, ex-coordenadora do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio e atual coordenadora de área, foi uma das expositoras no Painel 2 intitulado “Formação profissional e tecnológica para o audiovisual, onde teve a oportunidade de compartilhar as experiências e desafios na implementação do curso e apresentar as realizações na área do nosso campus. Confira a apresentação no aqui.

Fizeram parte do Painel também Camila Lopes Moraes, cineasta e jornalista representante do Brasil ao Oscar em 2019 e Patrícia Barcelos, docente de produção de áudio e vídeo no IFB e atual Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC)

Segundo Mayara, a participação no evento foi incrível e muito valiosa para o campus "Como somos um dentre os cinco campi que possuem o curso técnico em áudio e vídeo na rede federal, foi muito satisfatório saber que aparecemos como referência para o MEC na participação desse evento que se mostrou histórico no diálogo sobre os novos planos de educação e cultura que se desenham. Foram três dias de apresentações e diálogos intensos sobre formação, cultura, cinema e mercado de trabalho. O Minc e o MEC apresentaram planos e projetos potentes para o desenvolvimento do mercado cultural e contam com a colaboração dos IFs nessa empreitada formativa. A perspectiva é que teremos o maior investimento da história em cultura nos próximos períodos! O cenário se mostra otimista para a expansão da oferta de cursos na área de cultura no IFSP São Miguel Paulista e em outras regiões periféricas."

O evento pode ser assistido na íntegra neste link.