Página inicial > Últimas Notícias > Maratona de programação feminina “Code Like an IFgirl”

Maratona de programação feminina “Code Like an IFgirl”

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 12h19
  • Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 14h57

Maratona de programação feminina “Code Like an IFgirl”

No dia 16 de agosto de 2023, ocorreu a primeira edição da Maratona de Programação Feminina intitulada "Code Like an IFgirl". Essa iniciativa foi promovida pelo projeto "Meninas na Ciência", com o propósito de estimular a participação das mulheres em competições de programação e, consequentemente, fomentar o interesse e a presença feminina nas áreas de ciência, tecnologia e afins.

A maratona contou com a participação de 12 competidoras (Beatriz Avila, Estella Souza, Fabianne Leite, Giovanna Santos, Giovanna Nobre, Hevelin Cerqueira, Isabela Santos, Julia Isabelly, Leticia Chaves, Maria Eduarda Rosa, Maria Eduarda dos Santos e Renata Albino), além de estudantes que colaboraram na organização do evento (Ana Laura, Hosana Moratte, Júlia Marinho, Melissa Mangueira, Tawany Silva e Sofia Amorim), em conjunto com as professoras orientadoras do projeto Meninas na Ciência (Pamela Figueiredo, Mayara Midori Omai, Michele Leão e Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa), e duas palestrantes convidadas (Alejandra Klachquin e Flávia Rius).

Durante a cerimônia de abertura, as organizadoras conduziram uma dinâmica de quebra-gelo, destacaram a relevância da participação em maratonas de programação, apresentaram competições futuras e, em seguida, as palestrantes compartilharam suas trajetórias até os dias atuais, destacando suas experiências de trabalho na empresa Mendelics.

Alejandra Klachquin                                                                         Flávia Rius

Antes do início da competição, foi conduzido um breve aquecimento, seguido pelo início da maratona, que teve duração de 3 horas e envolveu a resolução de 8 problemas. A competição ocorreu na plataforma Beecrowd. Após a conclusão da maratona, os participantes desfrutaram de um intervalo para um coffee break oferecido pelo Campus São Miguel e, por fim, foi realizada a cerimônia de premiação.

Equipe Beecrowd girls (Giovanna Santos, Hevilin e Giovanna Nobre)                Equipe HackHers (Estella, Fabianne e Leticia)

Equipe Bonde das Maravilha’s (Julia, Renata e Isabela)                Equipe Programbees 2.0 (Maria Eduarda dos Santos,   Maria Eduarda Rosa e Beatriz)

O evento foi viabilizado graças ao patrocínio da Zanano Publicidade, que contribuiu com a identidade visual da Code Like an IFgirl, da Mendelics, que forneceu as camisetas do evento e presenteou as participantes com as palestras de Flávia Rius e Alejandra Klachquin.  O projeto "Meninas na Ciência" também premiou todas as participantes com pendrives personalizados e suportes para celular. A equipe vencedora recebeu um troféu impresso em uma impressora 3D do projeto, além de um kit de papelaria. Adicionalmente, a equipe campeã recebeu acesso gratuito à plataforma de ensino Alura por três meses, um presente gentilmente oferecido pela própria Alura.

Equipe campeã Bonde das Maravilha’s - Isabela, Julia e Renata

Autora: Profª Mayara Midori Omai