Página inicial > Últimas Notícias > Setembro azul: um mês de visibilidade para a libras e para a cultura surda

Setembro azul: um mês de visibilidade para a libras e para a cultura surda

• Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 18h14
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 18h14

Para além do conhecido e difundido Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), há o Setembro Azul. Mas você sabe o que esse mês significa?

Todos os anos, o Setembro Azul é marcado por vários eventos que buscam trazer visibilidade à comunidade surda, difundir e ensinar mais sobre a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e intensificar a luta pelas escolas bilíngues (sistemas de ensino nos quais a Libras é a língua de instrução, ou seja, usada nos contextos educacionais, e nos quais o português é aprendido na sua modalidade escrita).

E por que a cor azul, afinal? Esta cor foi escolhida como uma forma de aludir a um passado de preconceito e opressão às pessoas surdas, quando os nazistas amarravam fitas azuis nos braços de judeus surdos como forma de identificá-los nos campos de concentração. As comunidades surdas ao longo do globo se apropriaram desse símbolo ressignificando-o como a força dessa comunidade que hoje luta por seu espaço, acessibilidade e por mudanças na atual sociedade.

O mês de setembro foi escolhido por conta de marcos e datas importantes para a comunidade surda ao longo desse mês; por exemplo, o Congresso de Milão (06/09 e 11/09), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/09), o Dia Nacional do Surdo (26/09) e o Dia do Tradutor (30/09).

O Setembro Azul é um mês de luta, que mostra o quanto foi feito e o quanto ainda precisa ser mudado para que haja uma verdadeira e efetiva inclusão e acessibilidade para a comunidade surda.