Página inicial > Últimas Notícias > III Semana da Diversidade - Corpos Sensíveis e Resistentes

III Semana da Diversidade - Corpos Sensíveis e Resistentes

• Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 22h52
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 23h02

III Semana da Diversidade – Corpos Sensíveis e Resistentes

A III Semana da Diversidade do IFSP Câmpus Avançado São Miguel Paulista ocorrerá nos dias 20, 21 e 23/11/2020, e trará o tema “Corpos Sensíveis e Resistentes”. Como parte da programação, teremos atividades que englobem as questões de gênero e sexualidade, relações étnico-raciais, acessibilidade e qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais.

Confira abaixo a programação do evento:

Sexta-feira – 20/11/2020

10h00 - Oficina: Feminismo Negro e Interseccionalidade - Projetos de extensão "Pedagogia Antirracista no Chão da Escola" e "Retomando os espaços públicos"

14h00 - Mulheres camponesas e agricultura urbana - Projeto da Horta Agroecológica como espaço de ensino-aprendizagem

16h00 – Sarau da Diversidade - Encontro virtual para que nossa comunidade escolar possa (matar a saudade e) compartilhar o que tem lido e/ou produzido com os colegas: um poema, uma canção, uma performance etc. Aproveitemos essa oportunidade para colocar em evidência autoras e temas ainda silenciados: mulheres negras, indígenas, periféricas...

20h00 - ALEMOJÚ- Sabedoria Ancestral - Atividade multicultural "ALEMOJÚ traz o Candomblé à luz da temática, versada em poesia, história, música e audiovisual,...O conteúdo e estética da apresentação está carregado de sutileza e arte, revelando a força e beleza dos orixás.

Sábado – 21/11/2020

15h00 - Cine debate: "Eu não sou um homem fácil" (França/2018) - Após um acidente, Damien acorda em um mundo em que os papéis atribuídos aos homens e às mulheres estão invertidos. No encontro virtual, conversaremos sobre nossas impressões sobre o filme e as críticas apresentadas, na obra, à nossa sociedade. (Classificação indicativa: 14 anos)

Segunda – 23/11/2020

10h00 - Diálogos docentes e diversidade - Apresentação de trabalhos de educadores que atuam nos territórios da zona leste e que desenvolvem trabalhos voltados para a questão da diversidade.

14h00 - Dupla jornada de trabalho: não é um problema só das mulheres - Discussão sobre a má distribuição do trabalho e as problemáticas de gênero e o crescente aumento das tarefas domésticas e do trabalho/emprego em relação as mulheres durante a pandemia

16h00 – A Re-existência do corpo preto na cidade – Roda de conversa para debater o tema sobre o corpo na cidade com abordagem feminista

19h00 - Lutas das mulheres: história e atualidade - Lutas de mulheres no passado e no presente, com Márcia Teani (Docente IFSP e diretoria SINASEFE) e Coletivo Sycorax (responsável pela tradução das obras "Calibã e a bruxa" e "O ponto zero da revolução", da historiadora Silvia Federici

Também teremos exposições que seguem o tema da semana. Os links para as atividades estarão disponíveis em breve. Participe! Todos os participantes receberão certificados.