Página inicial > Servidores > Lei de acesso à informação > Cursinho Preparatório Eremias Delizoicov
Lei de acesso à informação

Cursinho Preparatório Eremias Delizoicov

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 16h03
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 15h27

O projeto Cursinho Popular: Estudante Eremias Delizoicov, realizado na Sala 5, no 1º andar, do nosso Centro de Referência, constitui-se como um espaço educativo voltado para a formação de jovens e adultos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio e buscam eficácia nas provas do ENEM. Tem a pretensão de atender, prioritariamente, estudantes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

Nesse sentido, o referido “cursinho” configura-se como um caminho importante para a promoção da formação cidadã na busca da necessária profissionalização em nível superior ao mesmo tempo em que possibilita uma visão mais crítica e criativa frente a realidade imposta pelo modelo econômico vigente.

Com o intuito de suplantar se concepções meramente tecnicistas e conteudistas de educação, o cursinho em foco propõe uma formação integral, articulando temas próprios do currículo da educação básica (próprios do Enem) com o desenvolvimento do senso crítico e problematizador. Assim, a abordagem dos temas curriculares é dinamizada de maneira a priorizar a autonomia do estudante, fortalecendo a compreensão das dimensões de ética, cidadania, direitos humanos, diversidade étnico-racial, cultura popular entre outros.

Numa perspectiva interdisciplinar, este “cursinho popular” utiliza-se de metodologias diversificadas reconhecendo o estudante como protagonista e sujeito de todo processo de ensino-aprendizagem.