Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 19h59 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 17h48
Centro de Referência de São Miguel Paulista
Centro de Referência de São Miguel Paulista

Desde 2013, os movimentos sociais organizados na região de São Miguel Paulista buscaram a ampliação de vagas e a melhoria da qualidade de ensino na zona leste da cidade de São Paulo, ressaltando a importância do acesso à educação profissional.

Por outro lado, o Instituto Federal de São Paulo, valorizando seu compromisso de aprimorar a qualidade do ensino e a formação do trabalhador, aceitou a tarefa de implementar um Campus avançado em São Miguel Paulista.

Contudo, as dificuldades encontradas levaram à busca de outras alternativas por parte do IFSP criando em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo o Centro de Referência de São Miguel Paulista, em julho de 2016.

É importante ressaltar que essa conquista foi fruto das lutas empreendidas pela comunidade local que sensibilizaram os poderes Municipal e Federal na ampliação de acesso à formação integral do trabalhador, emponderando a população da zona leste para continuidade das suas lutas sociais.

A realização do referido Centro se deu a partir de uma parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, através da Secretaria Municipal de Educação, pelo ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 017/2016 datado de 11 de julho de 2016. Nesse acordo, a PMSP se obriga a possibilitar a utilização do prédio da Rua Tenente Miguel Délia, 105 pelo IFSP que tem como obrigação a oferta de cursos presenciais e a distância, preferencialmente na modalidade FIC.

Considerando que o referido Centro não é uma unidade de lotação de servidores, foi necessário lançar mão de Projetos Institucionais com vistas a dispor de servidores lotados em outros Campus ou Reitoria. Assim, pudemos contar, no início, com professores dos Campus Itaquaquecetuba, Suzano, Campinas, além de servidores administrativos da reitoria.

Dessa forma, no dia 17 de agosto de 2016 iniciamos nossas atividades acadêmicas, a partir da oferta de 19 cursos FIC em 30 turmas. Após processo seletivo, efetuado através de sorteio, foi possível matricular 643 estudantes.

A par desse processo de rotina escolar, procuramos o envolvimento com a comunidade local com o intuito de oferecermos as instalações do prédio para atividades culturais, esportivas e científicas. Esse processo demandou a estruturação de um Conselho do Centro de Referência na perspectiva de normatizar os processos de utilização das dependências da Escola, bem como instigar a comunidade a participar do cotidiano da vida escolar.

Considerando que a luta da comunidade por uma escola regular do IFSP na região de São Miguel Paulista não se estancou com o referido acordo, foram várias as tratativas encaminhadas na busca de assegurar a dominalidade do prédio, ou seja, tornar a escola como unidade própria do IFSP. Assim no dia 16 de dezembro de 2016 foi assinado, pelo então prefeito Fernando Haddad e o reitor do IFSP Prof. Eduardo Antônio Modena a Estrutura de Concessão Administrativa de Uso por 99 anos. Vale ressaltar que tal condição altera significativamente os rumos do Centro de Referência.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página