Carta para a Comunidade de São Miguel Paulista

• Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 23h33
  • Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 23h40

À COMUNIDADE DO IFSP – SÃO MIGUEL PAULISTA

Vivemos uma das mais terríveis situações presentes nos últimos cem anos. Desde a gripe espanhola não se percebia uma situação de pandemia tão grave como a que presenciamos na atualidade, até porque há um século atrás as tecnologias eram muito rudimentares se considerarmos o que está à disposição da humanidade, hoje. Por isso, talvez, a Covid 19 seja a contaminação mais avassaladora de todos os tempos.
Até aqui, para essa pandemia, o isolamento social torna-se o principal dispositivo de resguardo da população visando a prevenção do contágio. Parece que os mais idosos e aqueles que podem apresentar comorbidade, são os mais suscetíveis a desenvolver um quadro grave. Entretanto, ninguém está isento do contágio da doença num plano severo ou mesmo letal.
Nesse sentido, a criança e o adolescente são potenciais transmissores do coronavírus além de serem, eles próprios, capazes de apresentar o agravamento irreversível da doença. Por isso a importância de manter os estudantes afastados das escolas enquanto não houver uma situação de controle dessa pandemia.
Frente a essa constatação é que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) mantem a paralização das suas atividades por tempo indeterminado mediante a um acompanhamento permanente feito através de um colegiado de servidores e estudantes que leva em conta todas as possibilidades reais de retorno à normalidade (caso essa seja plenamente possível). Vários temas têm sido objeto de discussão desse colegiado; entre eles: acolhimento aos estudantes, atividades remotas via internet (EaD), calendários de reposição, distanciamento físico escolar entre outros.
O Campus Avançado São Miguel Paulista atento quanto aos temas acima destacados, desde o início, tem buscado alternativas para conter ou minimizar os efeitos desse isolamento social. Para nós, professores e administrativos, manter o estudante próximo da escola, apesar de distante fisicamente, tem sido o principal desafio.
Por isso, temos encaminhado atividades dos vários componentes curriculares como mecanismo de aproximação; contudo, sabemos que nem todos os estudantes têm acesso adequado à internet para responder a essas atividades. Essa foi a principal preocupação que levou o serviço sociopedagógico do campus a pesquisar sobre as condições dos estudantes quanto a esse dispositivo de mídia eletrônica. O resultado permitiu constatar que não será possível pensar em atividades remotas obrigatórias como compensação de dias letivos, visto que a internet adequada não está disponível para todos os estudantes.
Por outro lado, temos pensado em um cenário para a retomada das aulas que seja oportuno frente às condições efetivas do Campus de São Miguel Paulista. Numa situação de retorno às aulas presenciais no início de agosto, pensamos em aumentar uma aula por dia e realizar atividades discentes aos sábados. Nesse contexto, o primeiro semestre terminaria em setembro e o segundo semestre em meados de janeiro de 2021. Caso não seja possível, ainda, o retorno em agosto um novo cenário deverá ser idealizado levando em conta outros dispositivos de reposição de aulas.
É importante destacar que, no retorno, quando os laboratórios de informática estivem à disposição dos estudantes, o recurso em EaD poderá ser utilizado como atividade regular.
Quanto as providencias de infraestrutura para o retorno das aulas presenciais, estamos adquirindo álcool gel 70%, máscaras, reorganizando o campus para um distanciamento adequado entre os estudantes, adquirindo alguns equipamentos para facilitar o dia a dia das aulas entre outros.
Essas são as principais informações que gostaríamos de transmitir à comunidade do IFSP – São Miguel Paulista nos colocando à disposição para outras que se julgarem necessárias. Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos e nos solidarizamos com as famílias que estão, de alguma maneira, sofrendo os transtornos provenientes dos efeitos dessa pandemia.
Fiquem bem
Abraços,