Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Considerações sobre o início do ano letivo de 2021

  • Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 13h24
  • Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 08h37

Cara(os) estudantes, familiares ou responsáveis dos cursos integrados,

 

O IFSP é uma instituição federal, com mais de 112 anos, comprometida com o aprimoramento do ensino técnico vinculado à formação geral do estudante o que possibilitou acumular um conjunto de dinâmicas educacionais, permitindo que se destacasse como uma das melhores escolas do país.

Desde meados de 2020 o IFSP tem procurado se adequar frente a mais grave situação sanitária que o país e o mundo já estiveram submetidos: a COVID 19. Nesse processo de adaptação, o distanciamento social revelou a necessidade de novas formas de encaminhar o projeto educacional e a produção do conhecimento dentro de um contexto de atividades remotas, ao mesmo tempo que buscou alternativas para assegurar aos estudantes com algum tipo de vulnerabilidade, recursos vinculados ao acesso às redes sociais, com o intuito de garantir que as atividades pedagógicas fossem plenamente realizadas por todos. Nesse sentido, foram disponibilizados recursos financeiros para a contratação de internet e aquisição de tablets ou computadores.

Por essa mesma razão o ano letivo de 2020 terminou em fevereiro de 2021, determinando um mínimo necessário para que os estudantes, de fato, não tivessem prejuízo no tempo destinado a conclusão do ano escolar. Nesse contexto, o período das matrículas se estendeu para o mês de março de 2021.

Lamentavelmente agora estamos submetidos ao período mais perverso da pandemia, quando o número de mortes diárias se estende por todo país e o sistema de saúde entra em efetivo colapso. O estado de São Paulo revela uma das maiores taxas de contaminação o que indica a necessidade premente da manutenção do afastamento social. Tal constatação rompe com a ideia que tínhamos de iniciarmos o ano letivo de 2021 com pelo menos um terço das aulas ministradas de maneira presencial. Não podemos e não devemos correr esse risco.

Frente ao exposto, o Campus Avançado São Paulo - São Miguel Paulista mantem as atividades remotas, seguindo a orientação da reitoria do Instituto, com a esperança de que esse momento trágico a que estamos submetidos se reverta com o avanço da vacinação associada ao reconhecimento da importância do isolamento social, do uso de máscaras e higienização das mãos por toda população.

Para os estudantes que estão ingressando em 2021 no IFSP Campus Avançado São Paulo – São Miguel Paulista.

Sejam bem-vindos!

Apesar do prazo de matrículas ainda não ter se encerrado, o início do ano letivo está previsto para o dia 11 de março visando atender e não comprometer o calendário escolar de 2021.

Vale destacar que é importante que os novos estudantes conheçam o cotidiano regular da escola na busca de se envolverem com o seu Projeto Pedagógico, neste momento adaptado, mas sempre integrado com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Para os estudantes que ingressaram no IFSP Campus Avançado São Paulo – São Miguel Paulista em anos anteriores.

Bem-vindos, bom retorno!

As atividades iniciais para 2021 estão relacionadas à dinâmica estabelecida pelos professores no planejamento. Estes deverão apresentar suas propostas a partir de contatos específicos voltados para essa finalidade. Estamos, também, agendando um encontro virtual a partir do dia 15 de março quando faremos um panorama mais detalhado das atividades pedagógicas propostas para 2021.

Fim do conteúdo da página