Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades complementares
Início do conteúdo da página

Atividades complementares

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 16h57 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 18h12 | Acessos: 262

Além dessas atividades regulares, presentes na estrutura formal do Centro, outras se materializaram, com vistas a consubstanciar propostas que se integram à comunidade e são fundamentos para o exercício de um projeto educacional diretamente articulado com as necessidades da região.

  • Eixo Cultura: Procurando estabelecer um percurso educacional para o CRSMP e marcar uma vocação que se identifique diretamente com as aspirações da comunidade da região, foram realizadas 2 reuniões (17 de janeiro e 07 de fevereiro) com representantes da sociedade civil organizada (incluindo o Prefeito Regional de São Miguel Paulista) visando estabelecer um eixo que venha ao encontro das expectativas explicitadas. Concretamente, essa iniciativa teve como objetivo consultar a comunidade sobre a viabilidade de um eixo presente no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos que considerasse o atual cenário da região frente ao mundo do trabalho. Os presentes foram contatados a partir de sua inserção em diversos campos de atuação, principalmente aqueles vinculados à cultura, posto que se trata de uma pretensão previamente identificada. Nas duas reuniões os presentes (em torno de 70 pessoas na primeira e 60 pessoas na segunda) ressaltaram pontos que valorizam a gestão cultural nas suas vertentes mais significativas. Assim, foi elaborada uma proposta de curso que confrontada com o referido catalogo é a que mais se aproxima das propostas sugeridas.

 

Para o curso noturno está sendo elaborada uma proposta que se vincula ao Curso Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA (PROEJA) vinculada ao eixo: Produção Artística / Cultural e Design – Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

  • Um dos objetivos apresentados no acordo entre a PMSP e IFSP se relaciona a estruturação de um Centro de Memória do IFSP que conta com um acervo (desorganizado) de mais de 107 anos. Nesse sentido, foi iniciada as tratativas para a organização desse acervo que deve contar não só com a seleção de documentos, mas a coleta e tratamento de objetos e livros raros presentes nos vários câmpus da Instituição. Para tanto foi elaborado um projeto básico visando destacar a importância do acervo e elencar as providencias cabíveis. Tais atividades devem ser desenvolvidas aqui no CRSMP.
  • Considerando a parceria estabelecida na cessão do prédio pela PMSP e todo apoio infraestrutural fornecido pela SME faz parte dos nossos compromissos disponibilizar as instalações do CRSMP para atividades desenvolvidas pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) de São Miguel Paulista. Assim, as instalações estão à disposição e têm sido utilizadas para várias atividades tais como: encontro com coordenadores pedagógicos e docentes da área de inglês, português e matemática (atividades agendadas até o final deste ano letivo). As instalações do CRSMP estão sendo utilizadas, também, para o desenvolvimento de atividades encaminhadas pelos Centros de Educação Infantil (CEI) conveniados com a Prefeitura localizados próximos da escola.
  • Atividade de dança encaminhada pelo Prof. Marcio Vieira e destinada aos alunos do Curso de informática para terceira idade, iniciada no dia 25 de novembro de 2016 e em atividade até o presente momento.
  • Participação do CRSMP no denominado “Projeto Segunda Chance”, iniciativa do IFSP feita em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visando a qualificação profissional com elevação de escolaridade para a população prisional do Estado de São Paulo Os cursos vinculados a esse projeto será oferecido através de plataforma específica do ensino à distância (EaD) adquirida pela SETEC e IFSP.
  • Participação efetiva no Núcleo de estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)do IFSP que se compromete com os pressupostos da Lei 10639/03 e 11645/08 na busca de iniciativas que tratem da questão étnico-racial em suas várias dimensões.
  • Aquisição de material pedagógico “Cursinho da Poli” da Fundação Polisaber destinado a abertura de uma segunda turma do Curso Preparatório para o ENEM / vestibular a ser ofertado no segundo semestre de 2017.
  • Levando em conta a disponibilidade de uma quadra poliesportiva no Centro foi feito um projeto de aquisição de materiais esportivos e de jogos para serem adquiridos pelo IFSP. Tal proposta foi aprovada e os materiais estão sendo adquiridos (muitos já chegaram) o que permitirá atividades mais organizadas, vinculadas aos vários esportes e atividades lúdicas incluindo xadrez, dama, bilhar entre outros tantos.
  • Visando aprimorar a divulgação do CRSMP foi elaborada e colocada no ar a página da escola, através do seguinte endereço: http://smp.ifsp.edu.br/ localizado no endereço principal do IFSP ifsp.edu.br
  • Com o intuito de aproximar os estudantes do cotidiano do Centro de Referência de São Miguel Paulista, além dos dois laboratórios de informática, abrimos uma sala de internet free disponível para todos os estudantes interessados em acessar as redes sociais e buscar informações junto as mídias disponíveis.
  • Apesar do Polo de EaD instalado no CRSMP estar sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Ensino, algumas vezes é possível estruturar atividades que se colocam em consonância com as propostas da escola como o Curso PróFuncionários que, neste momento tem suas atividades presenciais realizadas nesta escola.

 

Fim do conteúdo da página